O que é um blog e como funciona?

O que é um blog

Devido a esse assunto polêmico “Ganhar Dinheiro com Blogs” que encontramos em milhares de blogs na Internet, muitas pessoas estão enviando e-mails com algumas perguntas:

  • É possível criar um blog de sucesso?
  • É possível ganhar dinheiro com um blog?
  • É possível ganhar dinheiro pela Internet?
  • É possível ter um blog profissional sem gastar muito dinheiro?
  • É possível se tornar um “Problogger” baseado nas informações do seu blog?

Para todas essas perguntas a resposta é sempre SIM, porque não vai depender de mim, e sim de você.

O sucesso de um blog depende exclusivamente do seu autor.

É importante que você leia atentamente todas as dicas e informações expostas aqui em meu blog, e também em outros blogs relacionados, para ganhar experiência no assunto.

O Que é um Blog e como funciona

No artigo “Seja Consciente na Criação do Seu Blog” fizemos uma reflexão, onde falamos sobre ter a mente aberta e a colocação do blogueiro perante seu trabalho com seu blog.

Colocamos em pauta esse ponto de vista porque se você está realmente interessado em criar um blog, principalmente se for tentar ganhar algum dinheiro, é extremamente importante que faça isso com muito profissionalismo, principalmente com consciência.

BLOGS PROFISSIONAIS

Existem na Web centenas de blogs falando, explicando, compartilhando inúmeras dicas e informações de como proceder passo a passo na elaboração de um blog. Existem vários autores conceituados e alguns blogs que realmente podem ajudar a quem está começando e deseja começar direito, estarei deixando ao logo de meus artigos várias recomendações de blogs que possam ajudar a você que está começando.

Se você deseja realmente se aprofundar no estudo de elaborações de blogs de qualidade na Internet, em primeira mão eu recomendo um ótimo blog o “FerramentasBlog” onde o autor Marcos Lemos desenvolve a vários anos um trabalho extraordinário compartilhando milhares de dicas e informações importante para quem deseja ter um blog de qualidade.

Eu também posso recomendar para você que deseja rentabilizar de maneira eficiente seu blog, o blog “EscolaDinheiro” onde o autor Paulo Faustino diariamente compartilha várias dicas e informações exclusivas que podem ajudar a rentabilizar e tirar o melhor proveito do seu blog.

CONSCIENTIZAÇÃO DA BLOGOSFERA

Somente para efeito de conscientização são criados por dia 190 mil novos blogs, onde 80% deles não passam dos três primeiros meses de vida. Por conta da desistência de seus autores.

Hoje em dia é muito fácil criar um blog em diversas plataformas gratuitas, geralmente é o que acontece com a maioria dos blogueiros que estão iniciando nesse mundo dos blog.

Como foi dito anteriormente meu objetivo é ajudá-lo nesta tarefa difícil e trabalhosa, mas prazerosa, de criar o seu primeiro blog e tornar-se um blogueiro profissional “problogger” ou pelo menos, ter um blog bem estruturado e arrojado.

Se você já tem um blog, e não obteve nenhum sucesso com ele, talvez as dicas encontradas aqui o ajude a relembrar-se de algumas coisas que você deveria ter feito quando iniciou o seu blog, mais que infelizmente não fez, bem como servirá para o ajudar a ser um blogueiro mais consciente e fazer com que o seu blog decole, pela primeira vez rumo ao sucesso, e em longo prazo possa lhe render uma renda extra mensal.

É provável que se você estiver começando agora, tenha uma ideia totalmente diferente do que é um blog.

Os blogs de hoje não são mais aqueles meros diários on-line, como eram considerados antigamente.

Raramente encontramos um blog que tem como estilo principal de diário on-line, ainda existe, mas isso é passado. Hoje em dia um blog se define como uma web que se atualiza de uma forma muito rápida, aonde cronologicamente vão aparecendo artigos (posts) de diversos tipos, desde notícias, vídeos, tutoriais, receitas e em geral todo tipo de temáticas.

E automaticamente são sincronizados e repostado em várias redes sociais o que escreve em seus artigos.

O QUE É UM BLOG

Colocando de uma forma bem simples, “Blog é uma página na web, que qualquer pessoa pode ter”, e geralmente é usada como um “diário on-line”, onde seu autor pode colocar as suas coisas favoritas, como, por exemplo, suas fotos, vídeos, textos expondo seus pensamentos cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos chamados de artigos, ou “(posts)”.

Devemos deixa claro que hoje em dia milhares de pessoas criam seus blogs não para usar como um diário virtual, e sim para trabalhar e ganhar dinheiro com eles.

É possível criar um blog em determinado nicho de mercado e ganha dinheiro com anúncios, programas de afiliados, vendas diretas e indiretas, ou seja, as pessoas estão fazendo de seus blogs verdadeiras empresas de negócios on-line.

Talvez essa não seja a sua intenção, de querer ganhar dinheiro com seu blog, talvez você gostasse apenas de criar um blog por motivo pessoal ou apenas para ficar um pouco mais conhecido entre seu meio e com isso alimentar o seu próprio ego.

Se essa for a sua intenção, saiba que é possível manter um blog apenas por prazer e ao mesmo tempo rentabiliza-lo “ganhar dinheiro com ele”.

Esse é o objetivo principal do blog rentabilização, ajudar as pessoas com pouca ou nenhuma experiência na área, a criar seus blogs, configurar corretamente, aprender criar artigos verdadeiros e interessantes e também ganhar muito dinheiro.

A grande sacada para ganhar dinheiro com um blog é criar artigos relacionados a resolver os problemas das pessoas, pois é tudo que importa para um blogueiro profissional.

Ficaria muito difícil explicar a importância de um blog nos dias de hoje em apenas um artigo, com certeza o artigo ficaria de um tamanho inexplicável, e o leitor provavelmente se perderia nas explicações das entrelinhas.

Eu elaborei e planejei esse projeto durante um ano e oito meses, analisei e compilei todo assunto relacionado a criação, administração, divulgação e rentabilização de um blog de sucesso, e estarei colocando toda minha experiência no assunto através dos artigos postados dia após dia nesse blog.

NÃO DESISTA DO SEU BLOG

É preciso ter muita paciência e perseverança quando se trata da criação e otimização de blogs profissionais, se realmente você está convicto do que quer, aguarde meus próximos artigos e preste muita atenção em cada palavra, em cada dica, em cada informação, e tenha principalmente paciência.

A verdade é que não existe segredo para o sucesso, ou melhor, o segredo é o conhecimento adquirido e trabalhado de forma correta e adequada as situações diversas. Eu não sou um grande especialista na área, mas já estou há um bom tempo trabalhando com blogs e tenho certeza que sou capaz de ajudar outras pessoas que desejam criar blogs profissionais e rentabilizá-los.

Se a sua intenção é criar um blog para ganhar dinheiro com Hotmart, eu recomendo que assista os vídeos do Hotmart Experts, aprenda e comece a entrar em ação, para que também tenha excelentes resultados com esta plataforma maravilhosa de comercialização de produtos digitais.

A SEQUENCIA DE 3 EMAILS CAPAZ DE MULTIPLICAR SUAS VENDAS EM 7 DIAS

Jordão Felix

Jordão Felix é Empresário, Desenvolvedor com foco em Marketing Digital, Fundador do Rentabilização e Autor do Hotmart Experts. Recentemente foi indicado ao premio de Melhor Profissional de Email Marketing no Afiliados Brasil.

Website: http://www.vendaperfeita.com

14 Comentários

  1. Tenho certeza que muitas pessoas ainda não fazem ídeia o tão importante é um blog nos dias atuais.

    Estou no aguardo de mais postagens relacionada, pos sou novato e preciso aprender muito nessa área. Gostei muito do seu blog.

    Parabens pelo artigo e sucesso.

  2. Ter paciência e perseverança é a maior dificuldade de todos eu acho.

    Obrigado por mais essa exelente dica.

    abraço.

  3. Olá amigo Jordão,

    Mais um excelente post a auxiliar os novatos que estão em busca de informação séria para iniciarem sua jornada rumo ao sucesso de um blog bem feito e marcarem sua presença na internet de forma profissional.

    Parabéns!

    Sucesso!

    • douglas

      pessoal como fuiona blog

  4. Janaina

    Quero muito ter um blog,mas ñ sei como fazer vcs pode me ajudar..

  5. Então eu não quero fazer um blog profissional e sim um q eu possa postar coisas interessantes fotos e etc..mais não sei direito como funciona

  6. Roseli

    Quero montar o meu blog , vou precisar de muita informação, obrgdo

  7. Sarah Carvalhaes

    Estou pesquisando para fazer meu próprio blog, gostei muito do seu artigo pois foi muito proveitoso para mim. Desejo tudo de bom para você!

  8. Edgard

    Acabei de abrir uma conta no Blogger e quero aprender como lidar com a ferramenta, a minha ideia inicial é realizar debates de assuntos diversos par ver o ponto de vista das pessoas.

    obrigado pelas explicações iniciais, estarei vendo mais posts seus.

  9. Jeremias Daniel

    Recentemente criei um blog que esta uma tremenda confusão.

  10. Achei ótimas e muito oportunas as dicas, parabéns. Gostaria, se possível, de uma ajuda. Sou jornalista e publicitária free, já tenho um blog falandoembomportugues.blog.spot.com e uma fan page Esther Cohen Marketing de Conteúdo. Estou em vias de assumir a divulgação de uma empresa, que já tem uma fan page mas que deseja também um blog. Gostaria de saber a vantagem de manter essas duas páginas e se a diferença entre uma e outra é só de conteúdo, linguagem mais informal ou de tamanho dos textos. O cliente também já tem um site, criado por outro profissional, que possivelmente continuará administrando. Aguardo.
    Abrçs.

  11. Isaura

    Obrigada pelas dicas são muito boas

  12. Ewarde de Freitas

    Meu primeiro contato. Pretendo ter um “blog”. Não entendo nada do assunto. Estou tateando. Quem sabe chego lá.

  13. Joubert Jorge Jaccoud Junior

    Gostei da sua objetividade e pretendo montar um blog.
    Preciso amadurecer a ideia e aprofundar mais os conhecimentos sobre o assunto.
    Valeu ter lido,

    Joubert Jaccoud Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *